Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Começando a Programar ....

Essa semana fui abordado por um conhecido com a seguinte pergunta : "André, estou querendo aprender a programar... qual é a melhor linguagem pra se trabalhar?? ". . . . . . . vou confessar.... o silêncio foi tão esmagador que quase o rapaz desiste da idéia ... Houve o silêncio não pelo fato de eu não saber o que responder... mas pela maneira que a pergunta foi feita.
Na realidade, a pergunta deveria ter sido assim: "André, estou querendo entrar no mundo da programação... você saberia me dizer qual a tendência das linguagens de hoje?" - com certeza a resposta viria mais rápida e eficiente.
E essa questão me fez refletir : existem inúmeras pessoas que gostariam de se tornar desenvolvedores de softwares, mas tem medo por causa do  "monstro" do desconhecido, achando que não são capazes por ser o insólito mundo da codificação, um local exclusivo  para nerds e anormais que conversam com seus computadores..... Isso já deixou de ser verdade há muito tempo. Então, baseado nisso, decidi pesquisar sobre essas tendências de uso das linguagens de programação, para que pudesse passar aqui um , digamos, resumo, para que eu possa dissipar um pouco essa névoa que paira sobre a entrada do mundo da programação e , quem sabe , orientar melhor quem porventura tenha vontade de aprender essa profissão que, nos dias de hoje, salva vidas, leva energia até as nossas casas, cuida de nossa segurança (em tese...), e outras inumeras ações que dependem de um computador com um programa desenvolvido por um programador .
Encontrei um site , o  Tiobe.com , onde encontrei uma área com um ranking, que é atualizado mês a mês, sobre o uso das linguagens de programação conhecidas. Abaixo segue a tabela das "Top 20" do mês de novembro e o restante da  pesquisa pode ser vista aqui , onde vocês podem encontrar gráficos de utilização e a posição no ranking de todas as linguagens.



Fonte : Tiobe.com


Esses são alguns dados importantes. Mas o aspirante a programador profissional deve também observar o movimento das plataformas no mercado. O que está em ebulição hoje são os dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Faz todo o sentido ficar de olho nas linguagens de desenvolvimento para esses aparelhos. Smartphones e tablets localizam-se no segmento em que ocorrem atualmente as movimentações mais visíveis. Contudo, não se deve esquecer que o desenvolvimento de aplicativos para empresas não exibe a mesma efervescência, mas são as corporações as maiores usuárias de linguagens. Então, também é imprescindível estar a par do que acontece nesse setor. As linguagens mais populares na pesquisa do Tiobe.com correspondem exatamente às usadas pelas empresas ou para as empresas.
Enfim, espero ter esclarecido um pouco mais sobre essa profissão fascinante.
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário